Atenção para resistência a impactos das paredes externas dos edifícios

Por: Pedro Góis, engenheiro civil e Gestor do Setor de Desempenho de Edificações da Tecomat Engenharia.

Os últimos acidentes ocorridos com colisão e desabamento de veículos em edifícios devem servir de alerta para todo o setor construtivo. O fato é que, apesar da existência de sinalização nas garagens, os sistemas de vedação vertical externos das edificações precisam ser dimensionados para suportar esse tipo de impacto, conforme preconizado na Norma de Desempenho, diminuindo assim o risco de desabamento do veículo ou da própria estrutura.

Um exemplo de solução é o uso de vigas invertidas de concreto armado, solução adotada na Região Metropolitana do Recife. Nesse caso, a viga invertida foi dimensionada considerando a aplicação de carga horizontal, seguindo premissas da Norma de Desempenho.

Caso haja uma barreira fixa que impeça o acesso à vedação vertical externa, esta deve resistir às mesmas cargas. Dessa forma, o construtor deve verificar, junto ao calculista, as premissas de projeto para validação dos cálculos estruturais, de forma que o sistema de vedação vertical externo suporte a carga mencionada.

Nos casos em que são utilizados guarda-corpos, o mesmo, além de ser dimensionado para resistir aos esforços, deve ser submetido aos ensaios mencionados na ABNT NBR 14718, que traz os requisitos, procedimentos e métodos de ensaios para guarda-corpos de edificações.

A Norma de Desempenho não define a solução a ser adotada, cabendo aos projetistas e construtores definirem a solução que melhor se aplique ao projeto.

Uma boa sinalização do local e uso de componentes auxiliares, tais como bate rodas e barras em vagas de garagens, são, de forma geral, importantes e possibilitam um uso mais seguro das garagens. Porém, é importante ressaltar que tal tipo de acessórios não garante a segurança no caso de incidentes mais extremos, como é o caso dos exemplos citados. Por fim, o requisito de resistência a cargas nas paredes de periferia em pavimentos elevados com acesso a veículos estabelecido na Norma de Desempenho deve ser verificado em projeto e, quando necessário, ter a validação da solução realizada através de ensaios. O atendimento ao requisito aqui discutido representa uma importante mitigação de acidentes e, consequentemente, uma maior segurança no uso da edificação.

AUTOR
Pedro Góis, engenheiro civil e Gestor do Setor de Desempenho de Edificações da Tecomat Engenharia